segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

SER AMIGO É RESPEITAR AS INDIVIDUALIDADES E O ESPAÇO DE CADA UM.

ESPAÇO LIVRE

INGREDIENTES ESSENCIAIS DA AMIZADE SÃO A LIBERDADE E O AMOR. AMIGO É AQUELE A QUEM SE PROTEJE E SE CONFORTA, AQUEM SE QUER BEM E SE AMA. O AMIGO É LIVRE. VIVE SUA PRÓPRIA VIDA. E MESMO ASSIM SABE QUE É AMADO PELO AMIGO OU PELA AMIGA. O AMOR NÃO O CONSTRANGE. ELE NÃO O OBRIGA A RETRIBUIR OS BENEFÍCIOS DO AMIGO. O QUE FAZ PELO AMIGO, ELE O FAZ POR AMOR E DE LIVRE VONTADE. E NÃO IMPÕE AO AMIGO UMA OBRIGAÇÃO DE RETRIBUIR OS SEUS ATOS DE BEM- QUERER E DE AMOR MAS DEIXA-O COMPLETAMENTE LIVRE.

NÃO É FÁCIL ENCONTRARO JUSTO ENTROSAMENTO ENTRE AMOE E LIBERDADE.
NOSSO AMOR ESTÁ MISTURADO MUITAS VEZES COM MANIAS POSSESIVAS, FIXAÇÃO E EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO OUTRO. E ESPERA MUITAS VEZES A RETRIBUIÇÃO. O QUE FAÇO AO OUTRO ESPERO QUE ELE O FAÇA A MIM. MAS ESTA ARITMÉTICA TORNA IMPOSSÍVEL A VERDADEIRA AMIZADE. HÁ AMIGOS QUE NÃO SE VÊEM POR LONGOS ANOS NEM SE COMUNICAM. MAS QUANDO SE ENCONTRAM, A AMIZADE SE INCENDEIA DE NOVO. O BEM-QUERER E A COMPREENÇÃO FLUEM ENTRE AMBOS, COMO SE TIVESSE SIDO ONTEM A SEPARAÇÃO. ELES CONFIAM UM NO OUTRO. NO FALAR,CHEGAM LOGO AO ESSENCIAL. ELES SINTONIZAM. ELES SE TORNAM UM SÓ EM SEUS CORAÇÕES. ELES SE ABANDONAM MUTUAMENTE NA LIBERDADE, SEM PERDER O AMOR PELO OUTRO.

A RELAÇÃO DE LIBERDADE E AMOR SERÁ DIFERENTE EM CADA PARCERIA DE AMIGOS. SEMPRE QUE GOSTO DE UM AMIGO SURGE TAMBÉM UM PEDAÇO DE DEPENDÊNCIA. SE EU FICAR COSCIENTE DESSA DEPENDÊNCIA, POSSO DISTARAR-ME DELA E DEIXAR CONSCIENTEMENTE LIVRE O AMIGO. A GENUÍNA AMIZADE SE CARECTERIZA PELA LIBERDADE INTERIOR, DEVO PODER DIZER O QUE SINTO SEM TER DE MEDIR TUDO. SOU LIVRE PARA TRILHAR O CAMINHO QUE ACHEI ACERTADO. NÃO PRECOSO TER FALÇO RESPEITO PELO AMIGO QUANDO SINTO QUE DEVO ESCOLHER OUTRA PROFISSÃO OU OUTRO LUGAR DE MORADIA. POSSO RESPIRAR LIVREMENTE. E DEIXO TAMBÉM AO AMIGO O ESPAÇO LIVRE DE QUE PRECISA PARA VIVER.

PARA SE TER UM VERDADEIRO AMIGO É PRECISO ,ANTES DE QUALQUER COISA AMÁ-LO, RESPEITAR E SABER CONVIVER.