sábado, 21 de fevereiro de 2009

QUE MUNDO É ESSE? E PENSAR QUE MUITOS AGEM ASSIM EM NOME DE DEUS

DEUS FEZ O MUNDO COM TODO CARINHO. TANTAS MARAVILHAS PARA QUE OS HOMENS USUFRUÍSSEM COM IGUALDADE.
HUMANOS? SERES RACIONAIS? EM NOME DE DEUS MATAM E MORREM. SERÁ QUE ACHAM QUE ESSA É A VONTADE DE QUEM SÓ SEMEOU BONDADE? QUE SE ENTREGOU AO SOFRIMENTO POR NÓS? POR QUÊ E PARA QUE TANTO SOFRIMENTO, TANTA DESIGUALDADE SOCIAL?
A MALDADE DO HOMEM CONTRA O HOMEM É TANTA QUE OS FAZEM DEFICIENTES: SURDOS, CEGOS E MUDOS.
A FALTA DE AMOR, SOLIDARIEDADE , MISERICÓRDIA É TANTA QUE OS TORNAM PIORES QUE OE ANIMAIS IRRACIONAIS, QUE AGEM POR INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA.
O QUE SERÁ QUE DEUS QUE É BONDADE INFINITA PENSA DE TUDO ISSO? DEUS CHORA; TALVEZ SE ARREPENDA E MAIS CEDO DO QUE IMAGINAMOS ACABE COM SUA MAIOR CRIAÇÃO, FEITOS A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA.
COM CERTEZA HÁ PESSOAS BOAS, QUE ACREDITAM QUE PODEMOS MELHORAR O MUNDO. FAÇAMOS COM QUE ESSA MINORIA SE MULTIPLIQUE, DANDO CHANCE A TANTAS PESSOAS DE VIVEREM PELO MENOS EM PAZ.
COMO IGNORAR TANTO SOFRIMENTO... TANTA INJUSTIÇA ...MALDADE? O MUNDO GRITA POR SOCORRO POR JUSTIÇA, UM POUCO DE PAZ. POR QUÊ FAZER TANTOS INOCENTES SOFREREM ATÉ A MORTE?
NÃO HÁ EXPLICAÇÃO. SÓ O QUE SABEMOS É

QUE UM DIA DEUS VIRÁ COM TODA SUA GLÓRIA E PUNIRÁ OS CULPADOS. SUA MÃO DE FERRO TOCARÁ ANIQUILANDO ÀQUELES QUE PRATICAM A INIQUIDADE.
SEREMOS JULGADOS CONFORME MEREÇEMOS...DEUS É JUSTO. SUA PALAVRA NÃO PASSARÁ.

DEUS CHORA...
PENSE NISSO!!!
AUTORA:MARIA DE FÁTIMA CARLOS-DF


PENSAMENTOS QUE VALEM POR UM DISCURSO.

- COM FALA MANSA E DELICADA, É POSSÍVEL PUXAR UM CAMELO POR UM FIO DE CABELO.

-É PRECISO PROTESTAR COM UM SORRISO CONTRA O PESSIMISMO DOS NOSSOS DIAS, CONTRA OS ROSTOS TRISTES, DESCONTENTES, SEM ESPERANÇAS NO AMANHÃ.

-SABER ESCUTAR É POR EM MARCHA OS OUVIDOS DO CORAÇÃO, E SENSIBILIDADE INTERIOR QUE TODOS POSSUEM.

-ESCUTAR COM SABEDORIA, CONSISTE EM RESPONDER A UM PEDIDO DE AFETO, DE TERNURA, DE AMIZADE, DE QUEM ESTIVER TRISTE, NECESSITADO DE CALOR HUMANO E NÃO O RECEBE DE NINGUÉM.

-ESCUTAR COM SABEDORIA É ACEITAR O OUTRO COM SUAS VIRTUDES S DEFEITOS; SEUS PROBLEMAS, SONHOS E ESPERANÇAS.

-SABER ESCUTAR É UMA MANEIRA SIMPLES DE AMAR.

-QUEM AMA DE VERDADE VÊ, OUVE ,E MUITAS VEZES CALA PARA QUE O OUTRO POSSA COMPREENDER E APRENDER COM SEU SILÊNCIO.

-É VER A PESSOA AMADA COM OUTRA , E SER CAPAZ DE SUPORTAR A DOR, ELA AINDA NÃO ADIVINHOU SEUS SENTIMENTOS... E MESMO QUE SOUBESSE NINGUÉM MANDA NO CORAÇÃO.

-DÊ AO OUTRO A OPORTUNIDADE DE CONHECÊ-LO , ASSIM ELE DESCOBRIRÁ O SEU VALOR.

CALAR NA HORA CERTA PODE FAZER A DIFERENÇA E MUDAR O RUMO DA HISTORIA. PRECIPITAR-SE AO FALAR PODE POR TUDO A PERDER SEM CHANCE DE RECUPERAÇÃO.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

NÃO PERCA TEMPO...

O TEMPO É PRECIOSO PARA NÃO SE DAR VALOR.


ATÉ PARECE QUE FOI ONTEM QUE ESTAVÁMOS EM 2008.
O ANO NOVO APENAS COMEÇOU E JÁ SE PASSARAM QUASE DOIS MESES.
VOCÊ JÁ SE DEU CONTA QUE O TEMPO ESTÁ PASSANDO RÁPIDO DEMAIS? OS MESES, OS DIAS , AS HORAS, PARECEM TER ASAS. COM "ELE" LEVA NOSSOS SONHOS, FANTASIAS, REALIDADES, ALEGRIAS E TRISTEZAS...UMA INFINIDADE DE SENTIMENTOS BONS OU NÃO.
NORMALMENTE NÓS, SERES HUMANOS, TEMOS TENDÊNCIA DE GUARDAR, OU DAR VALOR MAIOR, AOS MOMENTOS DIFÍCEIS ESQUECENDO DOS QUE DEVERIAMOS E GOSTARÍAMOS DE ETERNIZÁ-LOS.
QUESTÃO DE ESCOLHA, PONTO DE VISTA. SE FORMOS ANALISAR, COM CERTEZA, VEREMOS QUE TIVEMOS MOMENTOS MARAVILHOSOS PARA RECORDAR ...AS BOAS LEMBRANÇAS AS ESCOLHAS SEJAM QUAIS FOREM SOMOS NÓS QUE FAZEMOS.
FAÇAMOS JÁ A NOSSA PARTE: DEVEMOS MUDAR , VER APENAS O LADO BOM DA VIDA. OS MOMENTOS DIFÍCEIS USEMOS COMO APRENDIZADO... ERROS AJUDA-NOS A SERMOS MELHORES.
GUARDE APENAS O BOM, O GRATIFICANTE , AQUILO QUE LHE DEU PRAZER E QUE VOCÊ POSSA DIZER: FARIA TUDO NOVAMENTE. SORRIA, CANTE, DANCE, SEJA UMA ETERNA CRIANÇA. DEIXE-SE AMAR AME QUANTO MAIS PUDER...SÃO OS MOMENTOS INESQUECÍVEIS QUE FAZEM A DIFERENÇA.
O TEMPO PASSA, COM ELE LEVA TUDO, INCLUSIVE O QUE NÃO DEU CERTO EM NOSSAS VIDAS.
SEJA FELIZ...DÊ A VOCÊ ESSE DIREITO, ESSA CHANCE... VOCÊ MERECE!!!!!
O PENSAMENTO POSITIVO , A FELICIDADE, A CERTEZA DE UM AMANHÃ MELHOR É TUDO QUE PRECISAMOS PARA MUDAR NOSSA VIDA.
MUDE O MUNDO, OU MUDEMOS NÓS? SEJAMOS O EXEMPLO PARA OS DESCRENTES.
NOSSA ALEGRIA, A FORMA DE SERMOS E AGIRMOS MOSTRARÁ A TODOS COMO MUDAR AS COISAS, OS FATOS, A PARTIR DAS NOSSAS ATITUDES. CONTO COM VOCÊ PARA DAR O EXEMPLO. ESSE MUNDO AINDA TEM SALVAÇÃO. SAIBA ADMINISTRAR SEU TEMPO SABIAMENTE.

SEJAMOS E FAÇAMOS PESSOAS FELIZES E MELHORES: É NOSSA MISSÃO...

AUTORA: MARIA DE FÁTIMA CARLOS-DF


domingo, 15 de fevereiro de 2009

A FÉ SEM A OBRA É MORTA

A OBRA SEM A CARIDADE É MORTA.

Reflexão

Um camponês de baixa estatura e de grande fé morava em um casebre com sua mulher e sete filhos.
Trabalhava de sol a sol para sustentar a sua família. Mesmo assim, passava por grandes dificuldades.
O Sr. José todos os domingos, apesar do cansaço reunia as forças que lhe restava, juntava sua família e ia à igreja fazer suas orações pedindo à Deus que protejesse e melhorasse a sua situação.
Nesse domingo a família não pôde acompanhá-lo, apenas o filho mais novo. O sol estava bastante forte o que fez, por várias vezes interromper a caminhada para descansar. Ao prosseguir deparou-se com uma cena muito triste: Um cavalo agonizava no meio do mato, quase morto de fome e sede. Olhando para o filho disse:
- Não podemos continuar sem antes socorrermos este animal.
Naquela região a água era escassa. Saíram a busca e encontraram um velho poço e ao lado uma lata velha cheia de furos. Com certeza dificultaria o transporte da água até o animal. Mesmo assim não desistiu. Foram diversas idas e vindas. No início o animal bebia lentamente, depois com sofreguidão. Aos poucos mostrava sinais de recuperação.
O Sr. José olhou para o céu e se deu conta de que o dia estava terminando.
Sempre quando ia à igreja, na volta, pegava uma pedrinha e depositava em um velho baú para que pudesse contar quantas vezes e quantos pedidos já havia feito a Deus. Neste dia não levou a pedrinha por duas razões: o tardar da hora e a ausência à casa do senhor.
Chegou em casa desolado e contou para a família o acontecido. Todos ficaram tristes e pensativos. Num ato de extremo desespero, o Sr. José foi até o quarto para orar, pedir perdão a Deus. Depois foi correndo abrir o baú e recontar as pedrinhas. Mas que surpresa!Ficou perplexo : Dentro do baú havia apenas uma pedrinha. Ele nada entendeu. Demorou a dormir. Quando adormeceu sonhou que um Anjo enviado por Deus lhe trazia um recado do senhor:
- Hoje, você praticou a maior e melhor ação aos olhos de Deus. O animal que você socorreu valeu por todas as idas e vindas à igreja. Aquela única pedrinha encontrada no baú valeu por todas as outras.

Moral da história: A FÉ SEM A OBRA É MORTA.

Daquele dia em diante, sr. José e sua família além de ir à igreja, passou a preocupar-se não apenas em orar mais com todas as criaturas e valorizar a natureza.

Autora: Maria de Fátima Carlos-DF