domingo, 15 de fevereiro de 2009

A FÉ SEM A OBRA É MORTA

A OBRA SEM A CARIDADE É MORTA.

Reflexão

Um camponês de baixa estatura e de grande fé morava em um casebre com sua mulher e sete filhos.
Trabalhava de sol a sol para sustentar a sua família. Mesmo assim, passava por grandes dificuldades.
O Sr. José todos os domingos, apesar do cansaço reunia as forças que lhe restava, juntava sua família e ia à igreja fazer suas orações pedindo à Deus que protejesse e melhorasse a sua situação.
Nesse domingo a família não pôde acompanhá-lo, apenas o filho mais novo. O sol estava bastante forte o que fez, por várias vezes interromper a caminhada para descansar. Ao prosseguir deparou-se com uma cena muito triste: Um cavalo agonizava no meio do mato, quase morto de fome e sede. Olhando para o filho disse:
- Não podemos continuar sem antes socorrermos este animal.
Naquela região a água era escassa. Saíram a busca e encontraram um velho poço e ao lado uma lata velha cheia de furos. Com certeza dificultaria o transporte da água até o animal. Mesmo assim não desistiu. Foram diversas idas e vindas. No início o animal bebia lentamente, depois com sofreguidão. Aos poucos mostrava sinais de recuperação.
O Sr. José olhou para o céu e se deu conta de que o dia estava terminando.
Sempre quando ia à igreja, na volta, pegava uma pedrinha e depositava em um velho baú para que pudesse contar quantas vezes e quantos pedidos já havia feito a Deus. Neste dia não levou a pedrinha por duas razões: o tardar da hora e a ausência à casa do senhor.
Chegou em casa desolado e contou para a família o acontecido. Todos ficaram tristes e pensativos. Num ato de extremo desespero, o Sr. José foi até o quarto para orar, pedir perdão a Deus. Depois foi correndo abrir o baú e recontar as pedrinhas. Mas que surpresa!Ficou perplexo : Dentro do baú havia apenas uma pedrinha. Ele nada entendeu. Demorou a dormir. Quando adormeceu sonhou que um Anjo enviado por Deus lhe trazia um recado do senhor:
- Hoje, você praticou a maior e melhor ação aos olhos de Deus. O animal que você socorreu valeu por todas as idas e vindas à igreja. Aquela única pedrinha encontrada no baú valeu por todas as outras.

Moral da história: A FÉ SEM A OBRA É MORTA.

Daquele dia em diante, sr. José e sua família além de ir à igreja, passou a preocupar-se não apenas em orar mais com todas as criaturas e valorizar a natureza.

Autora: Maria de Fátima Carlos-DF